Empresas de Barreiras reduzem custos após curso de gestão financeira.




Capacitação oferece ferramentas gerenciais que auxiliam os empresários na tomada de decisão.

Salvador - A empresa Robe Belle atua há 26 anos na produção de camisetas e uniformes personalizados. Com sede em Barreiras, oeste da Bahia, a fábrica conta com 25 colaboradores. Apesar da consolidação no mercado, o proprietário Augusto Klemz revela que algumas questões foram aperfeiçoadas após participar do curso Gestão Financeira, do Sebrae na Bahia.

De acordo com o empresário, entre os resultados obtidos estão o foco no negócio e a implantação de controles financeiros. Ele destaca também mudanças de maior impacto, como a negociação e troca da forma de pagamento junto a fornecedores e a redução de juros. “Diminuímos as taxas de juros em 5% e nossa despesa financeira despencou,” comemora Augusto. O empreendedor diz ainda que pretende participar novamente do curso para colocar em prática medidas como a inserção em um novo segmento de negócios e a implantação de um sistema de metas.

Há quatro anos no mercado, a empresa Center Glass, de Barreiras, trabalha na distribuição de vidros na região oeste e conta com 12 colaboradores. Ao participar da capacitação foram observadas deficiências na gestão financeira do empreendimento. Segundo o gerente Tiago Escobar, dois meses após adotarem a implantação do novo plano de contas para registro adequado dos controles financeiros e revisão da política de preço de vendas já se percebem mudanças no negócio. “Hoje há um controle maior no fluxo de caixa e estamos chegando perto da redução de 5% do custo fixo da empresa”, conta.

A solução Gestão Financeira – Do Controle à Decisão, do Programa Sebrae Mais para Empresas Avançadas, utiliza uma metodologia que tem como base o funcionamento da empresa na prática, ou seja, as atividades do dia a dia. Os temas trabalhados são: Controles financeiros, Capital de giro, Projeções financeiras, Custos e formação de preços, Margem de contribuição e Ponto de equilíbrio, Indicadores de resultados e Planejamento orçamentário. A capacitação é dividida nas fases de preparação, diagnóstico da empresa e desenvolvimento.

Para o coordenador do Sebrae em Barreiras, Emerson Cardoso, a iniciativa é importante para melhorar a gestão do setor industrial. “As empresas participantes recebem ferramentas gerenciais e indicadores financeiros que vão ajudar os empresários na tomada de decisão”, explica. Tiago Escobar, da Center Glass, quer implantar outras técnicas na próxima turma da capacitação. “O curso é perfeito. Mas, para tantas mudanças, é necessário tempo. Por isso, quero permanecer no Programa Sebrae Mais em 2013”.

Comentários