Uniformes Escolares: Como mantê-los sempre em bom estado de conservação

As aulas escolares já começaram!
E agora como manter os uniformes da criançada sempre com cara de novo?
Essa é uma pergunta difícil e uma operação trabalhosa para as mamães e donas de casa preocupadas em conservá-los por todo o ano letivo. Assim, antes de lavar seus uniformes deve-se levar em consideração algumas dicas e sugestões:

Antes da lavagem:
*Verifique se existem manchas e procure retirá-las ou minimizá-las utilizando algum produto industrializado ou alguma dica caseira . Utilize o produto tira manchas em pequenas quantidades, seguindo sempre as instruções do fabricante, para evitar a descoloração da peça no local onde foi aplicado o produto ou desgaste do próprio tecido.
*Separe seus uniformes pela cor.
Lembre-se : Tecidos brancos não podem ser lavados juntos com tecidos de cor.Essa recomendação é de extrema importância pois evita o desbote e vazamento das cores no tecido branco.

Na Lavagem e Secagem:
*Prefira sempre que possível a lavagem dos uniformes à mão. Porém na rotina e correria do dia-a-dia, muitas mães preferem lavá-los à máquina . Assim, faça sempre a opção pelo modo de lavagem para tecidos delicados, para evitar o desgaste da peça.
*Utilize sempre sabão ou detergentes sem adição de clorantes ou alvejantes e evite deixar o uniforme de molho. Siga sempre as instruções de lavagem conforme consta da etiqueta de cada peça, pois essas instruções variam de acordo com o tipo de tecido.
*Na secagem da peça prefira sempre a secagem à sombra para conservação da cor da mesma. Secagens ao sol podem descorar o uniforme, levando ao desgaste precoce da peça. Para utilização de secadora de roupas, consultando a etiqueta da peça para verificar se é possível o uso e qual a temperatura é mais indicada para a mesma.

Para Passar:
*Prefira passar a ferro pelo avesso para peças com estampas ou bordados.
*Utilize a etiqueta, mantida no próprio uniforme, para saber qual a temperatura ideal a ser utilizada no ferro de passar, evitando queimar ou marcar as peças. Para tecidos que possuem poliéster em sua composição, recomenda-se o uso de um ferro com protetor de calor, evitando manchas e marcas na peça.
Autor: Themis Franco - Empresária do Ramo de Confecções

Comentários